domingo, 16 de novembro de 2025

George Russell propõe solução para problemas com pneus na F1

Beatriz Oliveira
Beatriz Oliveira 1 minuto atrás - 3 minutos de leitura
George Russell propõe solução para problemas com pneus na F1
George Russell propõe solução para problemas com pneus na F1

George Russell Sugere Mudanças para Melhorar a Competitividade na Fórmula 1

George Russell, piloto da equipe Mercedes, apresentou uma nova proposta que ele classifica como uma “solução mágica” para os desafios relacionados aos pneus na Fórmula 1. Na visão de Russell, a manutenção de corridas mais emocionantes depende de alterações nas estratégias de pneus e nas regras de parada.

Com o aumento da prática de corridas com apenas uma parada e a baixa degradação dos pneus, a Fórmula 1 se depara com a necessidade de alternativas que tornem as provas mais dinâmicas. No contexto das discussões, a Comissão da Fórmula 1 tem avaliado implementar a obrigatoriedade de duas paradas nas corridas a partir da temporada de 2026.

Russell acredita que, ao desenvolver um pneu que em sua opinião funcionasse de forma ideal — por exemplo, o pneu duro por 30 voltas, o médio por 20 e o macio por 10 — as corridas tornariam-se mais imprevisíveis e emocionantes. Ele argumenta que a atual falta de degradação dos pneus gera uma monotonia nas corridas que diminui a variedade nas estratégias dos pilotos.

“Ao não haver uma degradação significativa dos pneus, mesmo com várias paradas, as ultrapassagens se tornam difíceis”, explicou o piloto, apontando a importância de permitir que os pneus se desgastem de maneiras distintas. Essa variação na performance dos pneus ajudaria os pilotos a formular estratégias com base nas condições da pista e em suas preferências.

A Pirelli, responsável pela fabricação dos pneus utilizados na Fórmula 1, enfrenta desafios constantes para criar produtos que sejam adequados a diferentes circuitos e superfícies de asfalto. Russell reconhece que a diversidade das pistas complica o desenvolvimento de pneus que se comportem de forma uniforme em todas elas. “Se todas as superfícies de pista fossem iguais, seria mais fácil para eles criarem um pneu eficaz em cada circuito”, comentou.

Atualmente, a discussão sobre a obrigatoriedade das paradas nas corridas está em andamento. No entanto, a implementação de uma regra que obrigue duas paradas não será decidida antes de 2027. Para Russell, qualquer mudança deve ser acompanhada pelo uso de pneus mais macios, que ofereçam maior degradação. Ele enfatiza a importância de haver diferenças na performance dos pneus, para que as corridas sejam interessantes e haja espaço para a competição.

“A diferença no ritmo dos carros e a variação na performance dos pneus são fundamentais para que as ultrapassagens realmente aconteçam. Sem isso, não importa se um piloto realizar uma, duas ou três paradas; as ultrapassagens não ocorrerão”, concluiu Russell.

Essa proposta destaca a necessidade de repensar não só os pneus, mas também as estratégias de corrida na Fórmula 1, visando um equilíbrio entre a performance dos carros e a emoção que as corridas devem proporcionar. À medida que as discussões avançam, os fãs da categoria aguardam com expectativa as mudanças que poderão ser implementadas nas próximas temporadas.

Beatriz Oliveira
Beatriz Oliveira

Estudante de Engenharia Mecânica, redatora por hobby e vendedora na loja Pneus em Goiânia.

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