O Grande Prêmio do Qatar deste fim de semana traz uma nova regra que promete mudar a estratégia das equipes: cada conjunto de pneus está limitado a 25 voltas durante todo o evento, que inclui treinos livres, classificações, a corrida sprint e a corrida principal.
Essa decisão foi tomada com base em dados da edição de 2024, que mostraram um desgaste elevado, especialmente no pneu dianteiro esquerdo, devido à alta exigência de energia lateral da pista de Losail. Por isso, a Pirelli decidiu que não seria seguro permitir períodos longos de uso dos pneus, mesmo utilizando os compostos mais duros disponíveis (C1, C2 e C3).
É importante ressaltar que essa contagem de voltas inclui aquelas feitas sob o Safety Car ou durante o Virtual Safety Car. No entanto, voltas de formação, voltas para alinhar no grid e as voltas após a bandeirada não contam. Como a corrida possui 57 voltas, todos os pilotos serão obrigados a realizar, pelo menos, duas paradas nos boxes.
Com essa nova regra, não há mais espaço para táticas de “stint longo e controlado”. As equipes que utilizarem os pneus até o limite de 25 voltas precisarão parar, o que reduz as oportunidades para estratégias como undercut ou overcut, onde equipes tentam ultrapassar os adversários por meio de paradas mais rápidas.
Em teoria, as equipes que tiverem um melhor desempenho com pneus duros ou médios terão uma vantagem. Entretanto, algumas podem optar por usar pneus macios logo no início, fazendo uma parada mais cedo.
Dentre as possíveis estratégias, uma delas é o “Caminho Conservador”, que envolve o uso de pneus médios nas duas primeiras paradas e pneus macios na última. Essa tática busca garantir controle e ritmo constante, evitando tráfego e minimizando riscos.
A expectativa é alta para ver como as equipes e os pilotos adaptarão suas estratégias a essa nova regra, que promete tornar a corrida ainda mais emocionante.