domingo, 04 de janeiro de 2026

Motorista paraguaio é preso por contrabando de pneus em borracharia

Beatriz Oliveira
Beatriz Oliveira 1 dia atrás - 2 minutos de leitura
Motorista paraguaio é preso por contrabando de pneus em borracharia
Motorista paraguaio é preso por contrabando de pneus em borracharia

Polícia Rodoviária Flagra Contrabando de Pneus em Cascavel

Nesta sexta-feira (2), a Polícia Rodoviária Federal (PRF) realizou uma ação em uma borracharia localizada às margens da BR-277, no bairro Presidente, em Cascavel, Paraná. A operação resultou na apreensão de pneus de origem estrangeira que estavam sendo desmontados de um veículo.

Os policiais estavam em patrulhamento na região quando perceberam uma movimentação suspeita no estabelecimento. Durante a abordagem, constataram que pneus importados estavam sendo desmontados enquanto outros pneus usados, que não apresentavam condições de uso, estavam sendo preparados para serem carregados em uma carreta com destino ao Paraguai.

A PRF afirmou que tem observado um aumento no número de carretas paraguaias retornando ao seu país de origem com pneus em mau estado, o que levanta suspeitas de que estas atividades estejam ligadas ao contrabando. Além disso, a corporação informou que veículos que não cumprem os requisitos de segurança de trânsito estão sendo multados e apreendidos até que suas condições sejam regularizadas.

O motorista da carreta, de 31 anos e residente na cidade de Santa Rita, no Paraguai, admitiu que trouxe os pneus do seu país de carro e estava na borracharia para trocá-los por pneus usados. Ele planejava entregar os pneus contrabandeados a clientes no território brasileiro. A carreta, que estava vazia no momento da abordagem, tinha como destino retornar ao Paraguai levando apenas os pneus velhos.

No local, a equipe encontrou apenas montadores de pneus, que esclareceram que seu trabalho se limitava à desmontagem e montagem dos pneus nos veículos.

Ao todo, 20 pneus foram apreendidos e encaminhados à Receita Federal, que acompanhou a operação da PRF. O motorista foi qualificado, e ele deverá responder pelo crime de contrabando.

Beatriz Oliveira
Beatriz Oliveira

Estudante de Engenharia Mecânica, redatora por hobby e vendedora na loja Pneus em Goiânia.

Receba conteúdos e promoções