segunda-feira, 01 de dezembro de 2025

Pirelli define limite de voltas para pneus no GP do Catar

Beatriz Oliveira
Beatriz Oliveira 4 dias atrás - 3 minutos de leitura
Pirelli define limite de voltas para pneus no GP do Catar
Pirelli define limite de voltas para pneus no GP do Catar

A Pirelli anunciou uma nova regra para o Grande Prêmio do Catar de Fórmula 1, que limita a quantidade de voltas que cada jogo de pneus pode completar durante o fim de semana. Essa medida, aprovada em conjunto com a FIA, equipes e a própria Pirelli, visa aumentar a segurança durante a corrida, que será realizada sob altas temperaturas em Lusail.

De acordo com a nova norma, cada conjunto de pneus só poderá percorrer no total até 25 voltas durante as três sessões de treinos livres, a classificação, a corrida Sprint e a corrida principal. Por conta disso, todos os pilotos precisarão realizar pelo menos duas paradas nos boxes durante a corrida, que conta com 57 voltas.

A Pirelli esclareceu que voltas de deslocamento, formação e as realizadas após a bandeirada não contam para essa limitação. O controle do número de voltas será feito de forma acumulada, monitorando o desgaste dos pneus desde o início do evento. As equipes receberão informações sobre quantas voltas ainda restam para cada conjunto de pneus antes da corrida.

Essa limitação foi implementada após ocorrências do ano anterior, quando alguns pilotos conseguiram estender o uso dos pneus além do recomendado. Essa prática podia causar danos à estrutura dos pneus, levando a Pirelli a tomar a decisão para evitar riscos à segurança.

O circuito do Catar apresenta desafios adicionais, como curvas de alta velocidade e a possibilidade de “graining” — um desgaste irregular da borracha que pode ocorrer na pista. A Pirelli selecionou compostos de pneus C1, C2 e C3 para a corrida, que já mostraram boa resistência em provas anteriores.

Além disso, a nova regra se aplicará também durante períodos de Safety Car, o que significa que cada volta sob essas circunstâncias será contabilizada no limite de 25 voltas. Desse modo, o gerenciamento e a estratégia dos pilotos serão fundamentais, especialmente durante a corrida Sprint, pois cada quilômetro adicional percorrido reduz o número de voltas disponíveis para a corrida principal.

Ainda que essa mudança não seja permanente, ela se torna essencial para o GP do Catar devido ao desgaste excessivo observado em corridas anteriores. A Pirelli reforçou que a limitação foi bem recebida pelas equipes após análise das informações coletadas.

As condições de corrida em Lusail são conhecidas por serem desafiadoras. Embora a prova ocorra à noite, as altas temperaturas e a umidade podem gerar desconforto para os pilotos. O circuito, com suas 16 curvas, é exigente e frequentemente acumulam areia, o que também afeta a aderência ao longo do fim de semana.

A nova limitação de voltas por jogo de pneus certamente impactará as estratégias de corrida, criando cenários que normalmente não são comuns nas corridas de Fórmula 1. A combinação do calor, pista abrasiva e a complexidade introduzida pela corrida Sprint tornam a gestão dos pneus um aspecto central na disputa no Catar.

Beatriz Oliveira
Beatriz Oliveira

Estudante de Engenharia Mecânica, redatora por hobby e vendedora na loja Pneus em Goiânia.

Receba conteúdos e promoções