O Grande Prêmio de Las Vegas de Fórmula 1 está enfrentando condições climáticas diferentes neste fim de semana, o que está influenciando a corrida. Desde a inclusão da prova de rua no calendário da F1, a corrida teve sempre temperaturas elevadas à tarde e clima agradável à noite, quando ocorrem as atividades na pista. No entanto, a experiência do ano passado já mostrou que as condições podem ser desafiadoras, com temperaturas da pista caindo abaixo de 20°C. Essa situação exigiu um maior cuidado no gerenciamento dos pneus, um fator que deve se repetir este ano.
Os pneus macios, que são mais adequados para altas temperaturas, apresentam um desafio adicional devido à umidade da pista, causada por chuvas recentes. Essa umidade pode levar à granulação dos pneus, que é a deterioração da superfície, reduzindo a aderência e a capacidade de aquecimento dos mesmos. Isso é especialmente crítico em uma pista que possui poucas curvas rápidas, onde o equilíbrio da carga nos pneus durante a corrida será fundamental.
A Pirelli, responsável pelos pneus da competição, optou por não trazer os compostos mais macios, como o C6, que seria mais indicado para as baixas temperaturas e condições da pista. Apenas os compostos C3, C4 e C5 estão disponíveis para a corrida, e a fornecedora respondeu a críticas afirmando que não encontrou problemas significativos nos materiais utilizados.
A equipe McLaren vê uma oportunidade de melhorar seu desempenho no GP de Las Vegas, especialmente com os pilotos Oscar Piastri e Lando Norris. No ano anterior, a equipe enfrentou dificuldades em controlar a temperatura dos pneus, especialmente os dianteiros, o que impactou negativamente o desempenho em corridas, incluindo Las Vegas e Austrália. As limitações na geração de calor dos pneus e na aerodinâmica dos carros prejudicaram as configurações e o desempenho geral.
Este ano, a McLaren trouxe um carro que não apresenta o mesmo desgaste irregular dos pneus, o que deve contribuir para maior estabilidade nas corridas, principalmente em comparação com a equipe Red Bull, liderada por Max Verstappen. Os novos compostos de pneus da Pirelli podem ajudar a minimizar os problemas que a McLaren enfrentou na temporada anterior.
Além disso, a Fórmula 1 decidiu ajustar os horários do GP de Las Vegas para aumentar a audiência na Europa e na América do Sul. No entanto, a equipe ainda enfrenta desafios, como a dificuldade em gerar calor nos pneus dianteiros, que pode limitar o desempenho nas curvas. Resta saber como a McLaren irá contornar essas dificuldades durante a corrida.