quinta-feira, 27 de novembro de 2025

Mais de 25 voltas com o mesmo pneu pode resultar em desclassificação no GP do Catar

Beatriz Oliveira
Beatriz Oliveira 8 horas atrás - 2 minutos de leitura
Mais de 25 voltas com o mesmo pneu pode resultar em desclassificação no GP do Catar
Mais de 25 voltas com o mesmo pneu pode resultar em desclassificação no GP do Catar

A Fórmula 1 está se preparando para o Grande Prêmio do Catar, que acontecerá neste final de semana, e a FIA, juntamente com a Pirelli, fez um alerta importante para todos os pilotos. A partir desta corrida, qualquer piloto que ultrapassar 25 voltas com o mesmo conjunto de pneus poderá enfrentar penalidades severas, incluindo a possibilidade de desclassificação.

Essa nova medida foi implementada após a análise do desgaste intenso dos pneus no circuito de Lusail, que foi observado durante a corrida do ano passado. Naquela ocasião, muitos pilotos conseguiram completar longas sequências de voltas, e os pneus chegaram a um ponto crítico de desgaste, com a borracha quase inexistente e a estrutura exposta.

Mario Isola, diretor de automobilismo da Pirelli, comentou sobre o problema, afirmando que alguns pilotos se aproximaram do limite em situações arriscadas. Ele destacou que, embora a estrutura do pneu seja resistente, quando a borracha se desgasta completamente, o desgaste do componente aumenta rapidamente. Essa situação representa um risco elevado, pois os pneus não foram projetados para serem utilizados dessa maneira, diretamente sobre o asfalto.

Apesar de discussões sobre a possibilidade de modificar o traçado do circuito para lidar com os problemas de desgaste, a ideia foi descartada. Isola explicou que isso seria complicado devido à variedade de categorias que disputam nesse circuito, incluindo motos, que exigem medidas e curvas específicas para garantir a segurança.

Como o traçado do circuito permanece o mesmo em relação ao ano anterior, a Pirelli optou por estabelecer um limite na quilometragem dos pneus. Nenhuma equipe se opôs a essa proposta. Assim, se um piloto ultrapassar o limite de 25 voltas, a infração será reportada aos comissários da corrida. Isola confirmou que a limitação já faz parte das orientações para o evento.

Ele esclareceu que, apesar de não ser uma violação técnica no sentido tradicional, a desobediência à nova regra será analisada sob o Artigo 30.5(a) do Regulamento Esportivo. Esse artigo exige que os pneus sejam utilizados de acordo com as normas estipuladas pela FIA e pela fornecedora de pneus.

Essa é uma situação inédita em termos de penalidades para esse tipo de infração, e caberá aos comissários decidirem sobre as punições caso uma equipe decida ignorar a nova regra. Portanto, todos os olhos estarão voltados para os pilotos no GP do Catar, onde a estratégia em relação aos pneus terá um papel crucial na disputa.

Beatriz Oliveira
Beatriz Oliveira

Estudante de Engenharia Mecânica, redatora por hobby e vendedora na loja Pneus em Goiânia.

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