PORTAL PNEUS EM GOIÂNIA »Notícias»Limite de velocidade nos testes dos carros da F1 em 2026

Limite de velocidade nos testes dos carros da F1 em 2026

Limite de Velocidade nos Testes de Pneus da Fórmula 1 é Revelado em Abu Dhabi

Na terça-feira passada, a Fórmula 1 realizou em Abu Dhabi um teste significativo do chamado “carro mule”. Uma das principais novidades desse teste foi a implementação de um limite de velocidade de 300 km/h (186 mph) nas retas e em quatro zonas de DRS. Este limite é essencial para simular o desempenho dos carros que deverão ser utilizados a partir de 2026.

Participação de Todas as Equipes de F1

Todos os 10 times atuais da Fórmula 1 estão participando deste teste de pneus, realizado como parte da corrida pós-temporada no circuito de Yas Marina. Durante o evento, as equipes poderão experimentar a maioria dos compostos de pneus que a fabricante Pirelli irá aprovar para 2026. O prazo para a finalização dessas homologações é até o dia 15 de dezembro. Serão cinco tipos de pneus, classificados de C1 a C5, sendo que apenas o C1, que é o mais duro, não estará em uso nos testes em Abu Dhabi.

Carros de Teste e Ajustes Específicos

Cada equipe utilizará dois carros diferentes: um modelo regular de 2025, que será pilotado por um ‘jovem piloto’, ou seja, alguém que não tenha competido em mais de duas corridas de F1, e um carro mule, adaptado exclusivamente para o desenvolvimento de pneus de 2026, conduzido por um piloto oficial da equipe. A Pirelli determinou o uso de configurações de aerodinâmica do circuito de Monza para o carro mule. Isso foi feito para simular a redução de downforce e arrasto que os carros de 2026 deverão ter, além de algumas adaptações para os pneus que serão ligeiramente mais estreitos.

Ajustes de Carga e Desempenho dos Pneus

O teste com o carro mule permite entender melhor as cargas que os carros precisarão suportar, tanto em trechos retos quanto em curvas. A Pirelli considera o limite de velocidade fundamental, pois os modelos de 2026 terão aerodinâmica ativa nas asas dianteira e traseira. Nos carros mule, que contam apenas com o DRS padrão na asa traseira, a ativação deste sistema pode gerar um desequilíbrio na carga do eixo dianteiro, afetando a temperatura e a performance dos pneus. O limite de velocidade é uma medida para equilibrar essa carga entre os eixos, prevenindo sobrecarregas.

Simulação de Novas Regras de Aerodinâmica

Além do limite de velocidade, a Pirelli implementou estratégias para simular as novas regras de aerodinâmica ativa que entrarão em vigor em 2026. Ao contrário dos últimos 15 anos, não haverá zonas de DRS definidas. Os pilotos também deverão ativar o modo de baixa resistência em todas as partes da pista que não forem limitadas pela tração. Para simular essa nova abordagem, o uso do DRS será mais frequente que em uma corrida normal, sendo acionado não só nas zonas tradicionais, mas também durante a reta de saída e ao longo do percurso até a curva 5.

Próximos Passos na Preparação para 2026

A Pirelli está colaborando com as equipes para determinar a melhor abordagem para este novo cenário. Este ano, o programa do carro mule já contou com 12 sessões de testes em diversos circuitos. O teste em Abu Dhabi pode incluir novas diretrizes sob a supervisão da Pirelli, oferecendo às equipes maior liberdade nos testes e possibilitando a coleta de informações valiosas para o desenvolvimento dos pneus que serão utilizados a partir de 2026.

Sobre o autor: Beatriz Oliveira

Estudante de Engenharia Mecânica, redatora por hobby e vendedora na loja Pneus em Goiânia.

Ver todos os posts →

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *