quinta-feira, 06 de novembro de 2025

Imagem da ilha de Florianópolis em destaque

Beatriz Oliveira
Beatriz Oliveira 25 segundos atrás - 2 minutos de leitura
Imagem da ilha de Florianópolis em destaque
Imagem da ilha de Florianópolis em destaque

Culinária e Cinema: Uma Conexão Pessoal e Cultural

No dia 6 de novembro de 2025, um amante do cinema compartilhou sua paixão pela sétima arte e sua relação com a gastronomia. Ele é o chef de um bistrô chamado “Muito Além do Jardim”, localizado próximo à Praia da Joaquina. O nome do estabelecimento é uma referência ao filme “Being There”, estrelado por Peter Sellers, que retrata a vida simples de um jardineiro.

Esse menu cinematográfico não é apenas uma escolha estética; as influências do cinema se estendem até os nomes de seus bichos de estimação. Priscila, uma labradora, e Lana Turner, sua filha, são exemplos de animaizinhos com nomes que evocam grandes estrelas. O chef menciona vários outros pets, incluindo um bulldog americano chamado Leonardo De Caprio e dois gansos, Fred Astaire e Rita Hayworth.

Ao discutir o mundo das premiações, ele faz uma crítica ao Oscar, lembrando que gênios do cinema, como Alfred Hitchcock e Charles Chaplin, não ganharam prêmios em vida. Para ele, muitos prêmios na culinária também não refletem a verdadeira qualidade e são apenas frutos de interesses pessoais. Ele se refere ao “Guia Michelin”, uma importante referência gastronômica mundial.

O Guia Michelin começou no início do século XX, inicialmente como um manual para motoristas, com informações sobre postos de gasolina e lugares para se alimentar. Com o tempo, transformou-se em um ícone de avaliação gastronômica, adotando critérios rigorosos como qualidade dos ingredientes e técnica culinária.

O chef menciona que, a partir de 1926, as famosas estrelas do guia começaram a indicar os melhores restaurantes do mundo. Apesar da seriedade envolvida nas avaliações do Michelin, ele critica que as premiações locais muitas vezes carecem da mesma transparência.

Em 2015, o Guia Michelin chegou ao país, mas teve uma pausa nas avaliações devido à pandemia de Covid-19. O chef sugere que, para muitos, as estrelas se tornaram um objetivo a ser conquistado, muitas vezes por meio de adaptações às exigências do guia.

Apesar de todas as contestações sobre prêmios e reconhecimentos, o verdadeiro motivo de seu trabalho, segundo ele, é ver os rostos satisfeitos dos clientes após uma refeição. Ele encerra de maneira leve, mencionando que, se tivesse a chance, enviaria seu cachorro Alfred para receber um prêmio em seu lugar, destacando a importância do amor pela culinária acima das premiações.

Beatriz Oliveira
Beatriz Oliveira

Estudante de Engenharia Mecânica, redatora por hobby e vendedora na loja Pneus em Goiânia.

Receba conteúdos e promoções