Fórmula 1 Conclui Atividades de 2025 com Testes em Abu Dhabi
No dia 9 de dezembro de 2025, as atividades da Fórmula 1 foram oficialmente encerradas com um treino de pós-temporada no Autódromo de Yas Marina, em Abu Dhabi. Esta sessão de testes, realizada em duas etapas durante nove horas, teve como principal objetivo experimentar os novos pneus que serão utilizados na temporada de 2026, além de testar modificações aerodinâmicas de acordo com as novas regras da categoria.
Novos Pneus para a Temporada de 2026
A fornecedora Pirelli apresentou o novo design dos pneus, que agora conta com uma identidade visual reformulada. As cores dos compostos se mantêm: o macio é vermelho, o médio é amarelo, o duro é branco, o intermediário é verde e o de chuva forte é azul. No entanto, as dimensões dos pneus foram alteradas. A largura da banda de rodagem foi reduzida em 25 mm na frente e 30 mm atrás, além de uma diminuição no diâmetro total de 15 mm na parte dianteira e 10 mm na traseira. Os testes foram realizados com “carros-mula”, que são adaptações para simular as características dos monopostos da próxima temporada. Entre os pilotos que participaram, esteve o brasileiro Gabriel Bortoleto, que dividiu o carro da Sauber com Nico Hulkenberg.
Inovações Aerodinâmicas da Mercedes
Outros testes de interesse foram realizados pela equipe Mercedes, que apresentou um protótipo de sua nova asa dianteira para 2026. O sistema conhecido como DRS (Drag Reduction System), que permite aos pilotos reduzir o arrasto do carro, será substituído por um modelo que possibilitará a abertura simultânea das asas dianteira e traseira. Para simular essa nova funcionalidade, a Mercedes utilizou uma versão provisória da asa, conectada usando tubos externos, uma solução ainda em fase de teste. A Ferrari também realizou experimentos em seus veículos durante a atividade.
Resultados da Sessão de Testes
No final do dia, Jak Crawford, piloto de testes da Aston Martin, conquistou o melhor tempo. Gabriel Bortoleto, por sua vez, terminou na 18ª posição. Pilotos como George Russell e Max Verstappen não participaram da sessão. Durante o treino, houve uma bandeira vermelha causada por um acidente do piloto reserva da Haas, Ryo Hirakawa, que colidiu logo no início das atividades. Após esse incidente, o restante do treino ocorreu sem maiores problemas.
Com o encerramento das atividades de 2025, as equipes agora se preparam para a temporada de 2026, que trará novidades não só nos pneus, mas também em outras áreas do regulamento técnico da Fórmula 1.