PORTAL PNEUS EM GOIÂNIA »Notícias»Descarte irregular de pneus e entulho é registrado em Pedro do Rio

Descarte irregular de pneus e entulho é registrado em Pedro do Rio

Descarte Irregular em Pontos de Entrega Voluntária Preocupa Petrópolis

Recentemente, houve novos casos de descarte inadequado em Petrópolis, desta vez no Ponto de Entrega Voluntária (PEV) de Pedro do Rio. Pneus e entulho foram encontrados dentro de uma caçamba que deveria receber apenas vidro, violando as regras de uso do local. Este problema foi identificado por meio de um sistema de monitoramento.

O projeto Conexão Verde enfrenta constantemente a contaminação das caçambas com materiais impróprios, o que impede a reciclagem e traz diversos prejuízos — ambientais, operacionais e financeiros. Os casos de mau uso dos PEVs têm sido recorrentes em diversas áreas do município, como no Catobira, e resultam em toneladas de material reciclável que acabam descartadas em aterros sanitários, em vez de serem reaproveitadas.

Além de inviabilizar o reciclaje do vidro, o descarte incorreto de pneus e outros resíduos pesados representa riscos para os trabalhadores que atuam nas cooperativas de reciclagem. Quando materiais inadequados são misturados ao vidro, a coleta e triagem tornam-se inviáveis, resultando em perdas completas das caçambas. Todo o esforço para coletar, transportar e processar esses materiais em benefício do meio ambiente é comprometido.

O gestor da Opensat e idealizador do Conexão Verde, César Magno, destaca a gravidade da situação. Segundo ele, os constantes desrespeitos às sinalizações de “apenas vidro” são um sinal de descaso e trazem grandes prejuízos ambientais. Ele ressaltou que nos últimos dias foram registrados descartes de sofás, concreto e outros resíduos, o que deixa claro que a educação ambiental na cidade precisa ser fortalecida.

Os materiais descartados de forma irregular sobrecarregam o sistema de limpeza urbana e complicam o trabalho das equipes de coleta. Pneus, blocos de concreto e móveis têm destinações específicas em Petrópolis, e seu descarte inadequado interfere na eficiência de projetos ambientais estabelecidos.

As imagens do descarte irresponsável foram enviadas às autoridades competentes para que possam identificar os responsáveis. O Conexão Verde continua seu trabalho de conscientização e educação ambiental para melhorar a situação. A participação da população é essencial para garantir a eficácia da reciclagem e a preservação do meio ambiente na cidade.

Sobre o autor: Beatriz Oliveira

Estudante de Engenharia Mecânica, redatora por hobby e vendedora na loja Pneus em Goiânia.

Ver todos os posts →

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *